quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nossa História ACNAP

ACNAP Histórico


Em 1985 aconteceu, no Rio de Janeiro, uma assembléia da pastoral Operária que reuniu trabalhadores e lideranças de todos os estados do Brasil para discutir e tirar diretrizes para o problema do desemprego.

Nessa assembléia, algumas lideranças do movimento negro estavam presentes. Elas decidiram em reunião discutir a possibilidade de reivindicar junto a CNBB que em 1988 – em função ao centenário da abolição – a igreja Católica adotasse a temática do negro na Campanha da Fraternidade daquele ano.

Em 1988 estabeleceu-se o slogan “Ouvi o clamor desse povo”. Então, o movimento negro começou uma mobilização nacional para que a campanha de fato acontecesse. Em Curitiba, iniciaram-se as primeiras reuniões dos negros com tal objetivo.

Na abertura da Campanha da Fraternidade, em março de 1988, os agentes da Pastoral foram distribuídos pelas igrejas e dioceses do Paraná.

Após varias ações dos movimentos negro em Curitiba, percebeu-se a necessidade de criar-se uma entidade que pudesse agregar outros setores que não fossem apenas da Igreja Católica.

Em 28 de janeiro de 1990 a Associação Cultural de Negritude e Ação Popular dos Agentes de Pastoral de Negros (ACNAP) foi então fundada.